-
Arquitetos: BÉRÉNICE ET MATHIEU
- Área: 38 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Maxime du Bus
-
Fabricantes: Lighting, Paint, Sanitary, Tiling
Descrição enviada pela equipe de projeto. Num edifício modernista em Bruxelas, Bérénice e Mathieu quiseram retrabalhar os volumes de um estúdio de 38m2 numa casa funcional, minimalista e escultórica. O desafio era criar uma arquitetura modular, para adaptar o lugar ao estilo de vida de cada habitante.
O layout do estúdio é estruturado por uma sala de estar luminosa que se abre para uma vista arborizada. Ao longo deste espaço principal, encontram-se os espaços secundários. Foi importante criar um espaço único e amplo no qual várias atividades pudessem ser combinadas para uma maior flexibilidade. Os arquitetos brincam com mobiliário feito sob medida para criar espaços mais íntimos e aumentar a área de armazenamento. O todo torna-se escultórico e o entrelaçamento de volumes monocromáticos puros cria uma atmosfera calma.
Uma plataforma é concebida para criar intimidade num living totalmente aberto. A perspectiva do estúdio é invertida com a sensação de estar num ninho acolhedor enquanto se está num espaço comum. Este móvel linear feito sob medida torna-se um local de partilha e de convívio a partir da sala de estar, no qual se cria uma multiplicidade de espaços de armazenamento.
Um closet que ocupa todo o pé-direito e uma escrivaninha adjacente criam um espaço mais calmo e adapta-se a todos os desejos. A cozinha foi concebida como um módulo singular e refinado que cabe na sala de estar. Queríamos um objeto monocromático para um aspecto puro. A cor forte e a forma linear conferem-lhe um lugar central no espaço vital. A peça de mobiliário estende-se de forma linear para o banheiro, ligando visualmente os espaços, e criando uma fluidez desde o espaço living até um ambiente privado. Os limites são indefinidos para criar um todo arquitetônico.
O banheiro é o resultado de uma combinação ousada de um padrão geométrico e de uma pedra com veios que contrastam para se sublimarem uns aos outros. A combinação com o mármore atemporal traz elegância e revela a beleza do material. O projeto foi concebido para preservar os elementos patrimoniais do edifício modernista. O pavimento em mosaico e as portas foram renovados, os azulejos originais em terracota moldam a entrada. Foi dada grande atenção à escolha dos materiais. "Era importante para nós construir com elementos de qualidade, a fim de garantir um estúdio durável e harmonioso. O desafio era criar um espaço amplo e modular conectado que pudesse ser adaptado ao estilo de vida de todos.